Hamilton e Iara recebem título de Cidadão Emérito de Sorocaba

Sexta-feira, 07 de Fevereiro de 2014 - Última alteração em 07/02/2014 às 00:00
fonte:  Assessoria Deputado Hamilton Pereira
Divulgação
Hamilton e Iara recebem título de Cidadão Emérito de Sorocaba
Hamilton e Iara recebem título de Cidadão Emérito de Sorocaba
Ampliar
Hamilton e Iara recebem título de Cidadão Emérito de Sorocaba
Hamilton e Iara recebem título de Cidadão Emérito de Sorocaba

Acontece na próxima segunda-feira, dia 10 de fevereiro de 2014, Sessão Solene para entrega do título de Cidadão Emérito Sorocabano aos deputados Iara Bernardi e Hamilton Pereira, ambos do PT. A solenidade será realizada na Câmara Municipal de Sorocaba, a partir das 19h30, por indicação do vereador Carlos Leite (PT).


Histórico dos homenageados:

Iara Bernardi

Nascida no dia 02 de junho de 1952 em Sorocaba, Iara Bernardi entre seus seis irmãos, foi a única que se interessou pela política. Filha de Dona Lina e Sr. Antonio Bernardi, Iara e toda a sua família viveram a maior parte no Jardim Simus (Cerrado). Iara se engajou na luta pela a Anistia Política e se tornou a Coordenadora Regional do CBA (Comitê Brasileiro de Anistia).

Posteriormente participou das greves e lutas dos professores como liderança da APEOESP local e foi fundadora do PT de Sorocaba, sendo sua filiada número 1.

Foi a primeira vereadora mulher eleita em Sorocaba no ano de 1982, junto com a vereadora Diva Prestes, permanecendo na Câmara Municipal por três mandatos. Atualmente, como deputada federal, cumpre seu 3º mandato. Em Sorocaba foi Vice-Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. É autora de leis como a que garante atendimento a vítimas de violência sexual, que instituiu a "Casa Abrigo" e que criminalizou o Assédio Sexual. Outra grande marca de sua atuação foi a articulação política para a vinda da UFSCar em Sorocaba e, mais atualmente, para a instalação do Instituto Federal no município.


Hamilton Pereira

Hamilton Pereira nasceu em Sorocaba. De origem metalúrgica, foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1994 com pouco mais de 19 mil votos. O bom trabalho que tem realizado na Assembleia Legislativa lhe rendeu quatro reeleições com votações bem mais expressivas, sendo que em 2002 foi o deputado estadual do PT mais votado do Brasil, com 131.637 votos. Em 2006 foi classificado em 1º lugar no "ranking" do Movimento Voto Consciente como o deputado mais atuante do Estado de São Paulo.

Hamilton, além de sua importante atuação na região de Sorocaba, também é autor de leis de interesse de toda a população de São Paulo, como as que instituem o Programa de Combate à Violência nas Escolas, hoje adotado como Escola da Família, o Programa de Atendimento Integral aos Portadores do Mal de Parkinson, a Política Estadual de Busca de Pessoas Desaparecidas, além da regionalização e humanização das perícias médicas dos servidores estaduais. Hamilton também foi o grande articulador e incentivador da Região Metropolitana de Sorocaba, que deverá ser criada ainda em 2014, além de ser autor da Lei que instituiu o Cerest (Centro de Referência de Saúde do Trabalhador) em Sorocaba e de emenda que garantiu a construção da Unesp na cidade.

 

Comentários

Voltar