Exposição na CUT reúne 30 anos de cartuns da imprensa sindical

Mostra, parte da celebração do aniversário da central, tem 400 ilustrações de Henfil, Laerte, Glauco, Maringoni, Baraldi, entre outros artistas
Terça-feira, 08 de Outubro de 2013 - Última alteração em 08/10/2013 às 00:00
fonte:  Rede Brasil Atual
Cartilha
Um dos desenhos da amostra relata a vivência entre patrão e trabalhador
Um dos desenhos da amostra relata a vivência entre patrão e trabalhador
Ampliar
Um dos desenhos da amostra relata a vivência entre patrão e trabalhador
Um dos desenhos da amostra relata a vivência entre patrão e trabalhador

A exposição A Ilustração no Movimento Sindical: Charges, Tiras e Cartuns, que fica em cartaz até 31 de outubro no saguão da sede da Central Única dos Trabalhadores, faz um panorama da história recente do Brasil e dos movimentos dos trabalhadores por meio de desenhos de grandes chargistas e cartunistas. A mostra faz parte da comemoração dos 30 anos da CUT, celebrado no dia 28 de agosto.

Fazem parte da exposição 400 charges, tiras e cartuns de Henfil, Laerte, Glauco, Paulo Caruso, Marcatti, Moa, Latuff, Maringoni, Márcio Baraldi, Bira, Paulo Monteiro e outros 70 artistas de várias regiões do Brasil que tiveram seus trabalhos publicados na imprensa sindical. São cartazes, capas de periódicos, histórias em quadrinhos e charges cheios de humor afiado que apresentam, com ironia e inteligência, a realidade política, econômica e social do país nos últimos 30 anos.

Organizada pelo Centro de Documentação e Memória Sindical, a mostra retrata como o humor ajudou a construir a comunicação do movimento dos trabalhadores. Segundo o curador da exposição e coordenador do Cedoc-CUT, Antonio José Marques, a seleção das obras destaca as ilustrações publicadas em materiais da entidade e que fazem parte do acervo. "A partir destas obras, é possível resgatar a situação política, econômica e social do Brasil nos últimos 30 anos a partir da visão desses 81 cartunistas que atuaram na imprensa sindical. As CUTs nacional e estaduais tiveram dezenas de periódicos e todos eles contaram com ilustrações, cartuns e charges", afirma Marques.

Pensando na acessibilidade das obras, a mostra apresenta um livro que pode ser folheado em um totem multimídia e as tiras foram adaptadas com audição radiofônica. O documentário Charge no Sindicalismo também será exibido com tradução em libras.

A exposição A Ilustração no Movimento Sindical: Charges, Tiras e Cartuns é uma realização da CUT, com organização do Cedoc-CUT em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Comunicação Popular da Universidade Estadual de Londrina (NPC-UEL).

Serviço
A Ilustração no Movimento Sindical: Charges, Tiras e Cartuns
Quando: Até 31 de outubro, de segunda a sexta-feira das 10h às 18h
Onde: Saguão da sede da CUT - Rua Caetano Pinto, 575, Brás, São Paulo

Comentários

Voltar